DICAS



ÓLEO

O período de troca de um óleo lubrificante não é estabelecido pelas companhias de petróleo ou por qualquer outra companhia de lubrificante, mas sim pelos fabricantes dos veículos. O intervalo máximo (normalmente em km, horas ou meses) para troca é estabelecido no manual do proprietário, onde é especificada a classificação mínima de desempenho que o produto deve atender (ex. API , ACEA, etc), levando em conta o ano de fabricação e a condição de operação do veiculo. Os manuais dos fabricantes de veículos definem os períodos de troca para condições de operação normais e severas. Normais: Também chamado por alguns fabricantes de serviço normal. Ocorre quando o veículo opera a maior parte do tempo em percursos longos em que o motor consegue atingir e manter sua temperatura ideal de trabalho, ou seja, estradas pavimentadas em percursos superiores a 15 Km. Severas: São todas as situações em que se exige mais do motor e, também, dos demais.

FILTROS

1. Veja por que os filtros com a qualidade Tecfil são importantes para o seu veículo.
A função de um filtro é reter as partículas de impurezas que se encontram no ar aspirado, no óleo do motor e no combustível. Quanto melhores forem os filtros, mais eles evitam o desgaste prematuro de motores e máquinas, aumentando a sua vida útil e reduzindo os gastos desnecessários com a manutenção corretiva. É bom lembrar que se um filtro não cumpre bem esta função, o veículo está sujeito a uma quebra repentina.
2. Sempre alerta com os filtros de óleo !
O filtro de óleo retém as partículas abrasivas provenientes do atrito das peças móveis do motor e de outros contaminantes do óleo, devendo ser trocado conforme recomenda o próprio manual do veículo, pois o óleo contaminado causa desgastes prematuros no motor.
É recomendável que a cada troca de óleo você troque também o filtro, pois, caso contrário, o óleo velho que fica no filtro usado pode contaminar o óleo novo. Ao efetuar a troca, coloque o óleo lubrificante dentro do filtro. Ao dar a partida, este óleo vai lubrificar mais rapidamente as partes móveis do motor. E isso evita desgastes.
3. Muita atenção para o uso e a manutenção dos filtros de ar !
Muitos proprietários de veículos, ao trocar o óleo do motor, também fazem a troca do filtro de óleo. No entanto, o filtro de ar é esquecido. Um filtro de ar sujo ou saturado provoca maior consumo de combustível, perda de potência e superaquecimento no motor, entupimento no carburador ou bloqueio nos bicos injetores, além de aumentar a poluição do ar. Cilindros e turbinas também sofrem danos, o que provoca maior consumo de óleo do motor.
No inverno os filtros de ar nos ônibus, caminhões e carros de passeio sofrem ainda mais com a poluição do ar, principalmente nos grandes centros urbanos. Os filtros entopem mais rapidamente, necessitando serem trocados com mais frequência de acordo com o tipo de serviço.
A simples limpeza do filtro de ar, que nunca é recomendada, pode danficar o filtro e causar sérios danos ao seu motor.
4. O uso e a manutenção dos filtros de combustível.
Os filtros de combustível retiram as partículas de sujeira como: pó, ferrugem, água e resíduos do tanque. Eles garantem maior grau de pureza para o seu motor a gasolina, álcool ou diesel.
Na linha Diesel: retire a água do tanque através do dreno do filtro, como recomenda o manual do veículo, e mantenha o tanque cheio o maior tempo possível, principalmente no pernoite, para diminuir o acúmulo de água. (A água no Diesel afeta todo o sistema e o desempenho dos veículos, causando oxidação, diminuindo a durabilidade dos filtros e até causando a quebra de bombas e bicos injetores. Para amenizar o problema a dica é abastecer à noite, evitando assim a condensação do ar dentro do tanque de combustível, principalmente nos dias de chuva quando a umidade do ar aumenta.)
O fato de um filtro entupir, na verdade, demonstra que ele cumpriu a sua função de proteger o motor. A você cabe ficar atento para a necessidade da troca.

LUBRIFICANTES

Boas normas de uso do lubrificante
Algumas recomendações que ajudam a preservar por muito mais tempo um veículo. São recomendações fáceis de serem seguidas e resultam em economia duradoura:
. Usar sempre o produto recomendado e de boa qualidade.
. Seguir os períodos de troca recomendados pelos fabricantes.
. Trocar filtros de óleo e de ar de acordo com as recomendações do fabricante. No caso do filtro de ar pode-se fazer uma inspeção visual e antecipar ou prorrogar a sua troca, de acordo com seu estado ou condições de operação do veículo. Lembre-se que as micro-partículas de poeira ou outros contaminantes nem sempre são visíveis e o seu entupimento pode dificultar o desempenho (respiração) do veículo, ocasionando maior consumo de combustível e aquecimento.
. Verificar com frequência o nível de óleo na vareta.
. Evitar contaminações grosseiras pela tampa do cárter, uso de funil sujo para colocar o óleo etc.
. Manter o sistema de ventilação positiva do cárter (VCP) desobstruído.
. Em partidas com motor frio, aguardar algum tempo (em dias quentes, 10 segundos, em dias frios, 30 segundos), garantindo assim a perfeita distribuição do lubrificante pelo motor.
. Não acelerar demais com o motor frio.
. Manter o sistema de refrigeração em bom estado de funcionamento.
. Manter o carburador e ignição nos veículos antigos e sistema de injeção nos veículos modernos bem regulados.

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